10/10/2010

Onde estão os jogadores gays do futebol?

Bem, amigos do Homorrealidade

Iniciamos mais uma emocionante transmissão desse assunto pra lá de curioso: heterossexualidade x homossexualidade no futebol masculino. Será que nesse esporte de “homem que é homem” não existe mesmo “homem que gosta de homem”? Ora, todo mundo sabe que sim. Mas onde estão? Por que não se assumem? É isso que vermos neste incrível post internético, senhoras e senhores!

No Brasil, o assunto voltou a ser pauta nas últimas semanas por conta de um time da segunda divisão potiguar. O Palmeiras de Goianinha, até então desconhecido do grande público, virou assunto na imprensa. Tudo por conta de seu goleiro, Messi, um homossexual que virou xodó da torcida do time no Rio Grande do Norte. E não demorou para a pergunta aparecer: será que os jogadores gays dos times da série A nunca vão assumir publicamente?

Mas não é de hoje que esse assunto rende debate, meus amigos. Pode ser no Brasil ou no resto do mundo! Até o presidente da FIFA, Joseph Blatter, já colocou lenha nessa fogueira. Em 2008, ele falou pro jornal inglês The Times que "Existem, sim, jogadores gays, mas eles não declaram isso porque acham que não serão aceitos nessas organizações machistas". Palavras de um dos mais conhecidos cartolas da história do futebol, meus amigos!

Mas será mesmo que os jogadores gays dos times de ponta nunca vão ter coragem de assumir sua condição? Será que isso vai continuar sendo virtude de ex-jogadores ou de jogadores de times pequenos ou amadores? Virtudes como a do atacante Vilson Zwirtes, do Rio Grande do Sul, que preferiu deixar o fubebol profissional justamente por conta do preconceito?

A esperança é a última que morre, meus amigos! Em alguns países, a nova geração de fãs do futebol não tem nenhum problema com a ideia de que um jogador de renome seja gay. Este foi o resultado de uma pesquisa recente da Universidade de Staffordshire, na Grã Bretanha. Nela, 93% dos entrevistados acham que a homofobia não pode fazer parte do mundo do futebol.

A propósito disso, rumores na imprensa italiana desta semana afirmam que nos próximos dias um jogador gay de um dos principais times da Europa vai assumir sua homossexualidade publicamente. A afirmação partiu do narrador esportivo e jornalista Cecchi Paone, durante entrevista ao site Calcio Mercato News.

Mas será que dessa vez tudo não passa de mais um boato? Será que finalmente teremos um jogador assumidamente gay jogando num time de renome? É esperar para ver, senhoras e senhores. De olho no lance e nas emoções das próximas partidas!!!

Um comentário:

Leopoldo Ricardo disse...

Parabéns pela coragem e qualidade do Texto.

Chega de hipocrisia!