28/03/2012

Romances mediúnicos: a homossexualidade em livros psicografados


Equipe Homorrealidade 

A doutrina espírita traz a premissa de que somos seres eternos em múltiplas vivências, reafirmando a fé na reencarnação. Livros supostamente ditados por espíritos tentam confirmar essa ideia em romances que procuram dar sentido aos diversos conflitos e sentimentos humanos. A homossexualidade, embora tratada com reticências por alguns espíritas, tem surgido com maior frequência nessas publicações, trazendo abordagens positivas e tranquilizadoras para quem percebe essa orientação sexual. Vejam alguns títulos já publicados no Brasil. 


Um Amor Diferente - Nossas Escolhas
De João Alberto Teodoro, pelo espírito Augusto Cesar Vanucci
Editora Mundo Maior Editora / 2012

Flávio e Guilherme se conhecem e, ao brotar um sentimento incomum entre eles, tudo leva a crer que são conhecidos de outras vidas. Depois de alguns acontecimentos, os dois passam a sofrer por suas escolhas. Por sentirem um amor diferente, o grande desafio será vencer as barreiras do preconceito. Por que as pessoas surgem em nossas vidas? Por que existem os preconceitos e as diferentes formas de amar? Eis as questões que o romance procura descrever.


Mais Forte do Que Nunca
De Eliana Machado Coelho, pelo espírito Schellida
Editora Lumen Editorial / 2011

Abner, um arquiteto bem resolvido, decide assumir sua homossexualidade e a relação com o companheiro Davi. Só não esperava que fosse encontrar contrariedades dentro da própria casa, principalmente por parte do pai, que o agride. Em meio a todos os conflitos, surge Janaína, mãe de Davi, que defende outra visão da vida. A aproximação das famílias provoca um novo pensar sobre a diversidade sexual. Todos percebem que a homossexualidade também é obra de Deus. 


Uma Outra História de Amor
De Flavio Lopes, pelo espírito Emanuel
Editora Vida & Consciência / 2011

O rebelde e imaturo Yuri sofre um grave acidente de carro e morre, deixando a família e seu grande amor, Marcelo, desamparados. Mas a tragédia é só o começo da história. Ao deixar o plano terrestre, Yuri ganha a chance de recomeçar. Na colônia astral Santa Rita, ele é orientado pela avó e por um guia, aprendendo a controlar a ansiedade e abandonar a rebeldia. Yuri também entende que sua orientação sexual nada mais foi do que a forma por ele escolhida para evoluir. 


Faz Parte do Meu Show
De Robson Pinheiro, pelo espírito Ângelo Inácio
Editora Casa dos Espíritos / 2010

A história do espírito de um famoso cantor de rock nacional logo após sua morte, depois de uma existência física com exageros sexuais, vícios e rebeldia. Embora o livro tenha levantado suspeitas sobre sua veracidade (considerando a referência musical que o próprio título sugere), a publicação traz uma abordagem diferenciada sobre o desejo bissexual, além de pontuar como invenções humanas os conceitos de diabo e inferno.



De Frente com a Verdade
De Monica de Castro, pelo espírito Leonel
Editora Vida & Consciência / 2010

Quando Luciana se foi, Marcela pensou que seria o fim da vida.  Após tentar suicídio, encontrou no médico que a salvou uma nova razão para viver. Temendo o preconceito, Marcela esconde a paixão vivida por Luciana. Presa aos desenganos, Marcela não compreende a obra da natureza que trabalha para restabelecer seu curso. Por mais que tente fugir, os rumos que a vida percorre sempre chegam ao mesmo ponto, de frente com a verdade.


A Última Chance
De Marcelo Cezar, pelo espírito Marco Aurélio
Editora Vida & Consciência / 2008

Alguns homossexuais seguem em busca de sua identidade, encontrando dois caminhos: ou lutamos do lado de nossa verdade interior ou pereceremos ajoelhados diante do preconceito. A história tem como cenário as transformações comportamentais provocadas pela ameaça da Aids, no Brasil, a partir, da década de 1980. Longe de ser um drama que trata da doença como uma fatalidade, a leveza da narrativa propõe a quebra de tabus.


O Preço de Ser Diferente
De Mônica de Castro, pelo espírito Leonel
Editora Vida & Consciência / 2004

Desde criança, Romero não se interessava por garotas. Seu pai o agredia e os garotos da escola zombavam da sua conduta. Sua história denuncia o preconceito, inclusive familiar, que muitas vezes impede um homossexual de ser feliz. Violentado por um desconhecido e expulso de casa, Romero descobre a homossexualidade da pior forma possível. Passa por situações difíceis, até descobrir o amor num jovem chamado Mozart. 


O Bem e o Mal
De Wanda A. Canutti, pelo espírito Eça de Queirós
Editora EME / 2003

Um adolescente, cujo pai tenta impor as características de masculinidade, acaba contrariando as suas expectativas e trazendo tendências afeminadas. De forma romanceada, a obra aborda a questão da homossexualidade sob a luz da Doutrina Espírita, constituindo-se num instrumento de análise para as pessoas que, de modo geral, nutrem preconceitos sobre as orientações sexuais que fogem do desejo entre homem e mulher.

17 comentários:

Marcelo isidório disse...

Li Varios Desses Livros e entre eles tenho o Meu Favorito
"Á Ultima Chance ( Marcelo Cesar)
Sem duvidas um entre os Melhores Livros que Já lI na Vida!
Cheguei até A presentea-lo a virios Amigos e Parentês.
Quem ler não irá se arrepender.

Cake disse...

fico feliz que tenha tantos livros com esta temática. é preciso ler mais, esclarecer mais, amar mais para que o preconceito se torne somente amor.

Anônimo disse...

Pra falar a verdade não tinha conhecimento que poderiam existir tantos livros sobre homossexualidade. Principalmente vindo de um lado espírito. Fiquei curioso pra ler a maioria. Ahh -Parabéns, gostei desse post.

Anônimo disse...

Dessa lista já li três títulos, o melhor na minha opinião é A última Chance, o tema é tenso, mas a narrativa consegue encontrar leveza para tratar dos assuntos abordados. Também li o preço de ser diferente, muito bom e Uma Outra História de Amor recentemente, todos bons.

Anônimo disse...

pela primeira vez li um livro espirita e chorei muito, pois nunca tinha lido algo quer mim sentice tão bem assim.me sentie livre pois lamentava tanto por me sente direfente, tentei varias vezes ser um homem normal namorando meninas mais nunca sentie atracao por mulher. chorei varias vez por ser este estranho e o quer eu tinha de errado que so sentia atracao por garoto depois quer li o livro mim sinto mais ser humano, um homem que so esta em busca da felicidade mais quer ainda sofre com o preconceito da familia e dos amigos.

billy disse...

valdi

billy disse...

bia

valdi gomes disse...

reipata

Anônimo disse...

Primeiramente gostaria de parabenizar pelo blog. Outro dia li o relise dos livros aqui. Comprei: ''Um Amor Diferente - Nossas Escolhas'' De João Alberto Teodoro, pelo espírito Augusto Cesar Vanucci e super indico. A historia e linda, emociona-te e cativante. Um livro fácil de ler. para quem nunca assistiu o filme ''nosso lar'' recomendo assistir antes, pois no final do filme os espíritos acaba indo para uma colonia espiritual. Acho que fica mais fácil de entender quem já viu o filme.

Como disse um amigo acima, ao ler nos envolvemos de tal maneira no livro por nos identificar com as historias e automaticamente as lagrimas nos envolve. Mas ao fim do livro posso garantir que haverá uma transformação. Curiosidade: Li o livro em quatro dias. Poderia ter terminado em um dia, mas me faltava força para isso. Sem fala que ao ler, acabamos pensando muito nas situações que já passamo. Como já disse emocionante.

Helenna Maeve disse...

Eu tenho "O preço de ser diferente". Comprei-o a muitos anos atrás, quando procurava um romance homossexual - e foi o único que encontrei na livraria da minha cidade. Foi também o meu primeiro livro psicografado - o primeiro de uma coleção que só tem aumentado nos últimos anos.

Digo apenas que essa é uma história que toca no fundo do nosso coração, tal como a maioria dos romances mediúnicos. Meche com nossos sentimentos, abre nossa mentalidade.

É a tipica literatura edificante que eu tanto amo.

Michelly Kelly disse...

"O preço de ser diferente" é uma indicação que uma senhora me aconselhou a ler. Nunca tinha a visto até atendê-la, na loja que trabalho, há dois dias atrás. Bem interessada a lê-lo. Pelo que vejo nos posts existem muito mais romances espíritas gays que eu suponha. Muito grata!

Natanael Viana disse...

O preço de ser diferente eh simplesmente lindo.. li duas vezes e me emocionei... recomendo!

Anônimo disse...

Terminei de ler O Preço de Ser Diferente agora, sob lágrimas. Foi meu primeiro livro psicografado e que me ajudou muito. Tenho o dom da mediunidade, depois desse livro iniciarei meus estudos sobre a Doutrina Espírita. Agradeço a Deus pelos dons e oportunidades bem como ao Espírito Leonel pela escrita proporcionada. Muito amor a todos nós!!!

Anônimo disse...

Gente já lí alguns livros homossexuais no ponto de vista do espiritismo e recomendo muito, muito mesmo aqueles a qual são homossexuais e não se aceitam como tal. Também já fui assim, mas não tão radical como casos que já vi nos livros. Li O preço de ser diferente, é muito triste a história mas boa, faz-nos refletir um pouco sobre nossa vida, visto que sofremos e sempre tem alguém que sofre mais que a gente por aí , ja lí O terceiro travesseiro, muito bom e terminei o mais espetacular e informativo de todos que é A ultima chance, perfeito é a palavra pra designar este livro. Fla sobre a AIDS, como lidar com ela e como lidar com vc mesmo sendo gay. Eu já me aceitava como gay, hj eu me amo pra valer, sou digno de viver, de fazer conquistas e indico este livro para todos sendo gays ou não. Um beijo pra todos...

Ítalo Sp disse...

O preço de ser diferente é incrivel. Vale muito a pena. Eu n gosto de ler, mas a historia te prende ja nas primeiras linhas e é impossivel n querer saber o final dela (Judite irma do protagonista) me marcou muito. Quero ler estes outros q vcs citaram.

Israel Henri disse...

A ultima chance meu favorito eveeeeeeeeeer!!!!!!

Israel Henri disse...

Graças a ultima chance me aceitei. Melhor livro eveeeeeeeeeer!!!!

Marcador Em Destaques