28/05/2013

Primeiro casamento gay na França será celebrado nesta quarta-feira

 
Publicado pelo Portuguese
 
O primeiro casamento gay na França será celebrado na próxima quarta-feira, no meio da tensão social que se registra no país após uma nova grande manifestação dos opositores do matrimónio entre pessoas do mesmo sexo, realizada domingo.
 
Vincent Autin, de 40 anos, e Bruno Boileau, de 30, que vão dizer "sim" no salão de honra da câmara municipal de Montpellier, no sul do país, aguardavam a aprovação da lei há muito tempo. Depois da decisão, Boileau fez questão de felicitar "todos os militantes que lutaram durante anos".
 
A lei, uma das promessas de campanha do presidente socialista François Hollande, provocou uma imensa turbulência na França, com a multiplicação das manifestações no último mês. As ações são frequentemente marcadas por atos de violência, ameças e agressões homofóbicas.
 
No domingo, os adversários do casamento gay organizaram um grande protesto em Paris, que acabou com combates entre a polícia e membros de extrema-direita.
 
O casamento será celebrado em Montpellier devido à militância da presidente da câmara da cidade, a socialista Hélène Mandroux. Em 2011, esta casou, simbolicamente, dois homossexuais.
 
Temendo manifestações hostis, a presidente da câmara pediu que não seja organizada uma festa na área externa. Uma festa particular com os familiares do casal será celebrada num local que é mantido em segredo.
 
A lei que autoriza o casamento e a adoção de crianças por pessoas do mesmo sexo foi aprovada pelo Parlamento francês a 23 de Abril. Depois de um recurso da oposição de direita ao Conselho Constitucional, o tribunal validou a medida em 17 de Maio, que foi promulgada pelo chefe de Estado no dia seguinte.
 

Nenhum comentário:

Marcador Em Destaques