28/08/2013

Campanha baiana contra homofobia quer sensibilizar população sobre respeito à diversidade

 
Publicado pelo Governo da Bahia
 
“Sou Contra a Homofobia, Sou a Favor da Vida” é o tema de campanha lançada no último sábado (24) pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e movimentos sociais, com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância de respeitar a diversidade e a orientação sexual do grupo LGBT – composto por gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais.
 
O tema é a contribuição da SJCDH à 12ª Parada Gay da Bahia, que acontece no dia 8 de setembro próximo, em Salvador. Segundo o secretário Almiro Sena, a intenção do Governo do Estado é fazer com que a Bahia se torne cada vez mais um exemplo em termos de combate às práticas homofóbicas.
 
“A luta contra a homofobia exige efetiva participação da sociedade e a informação é, sem dúvida, um passo fundamental de destruição de preconceitos”, enfatiza Sena. Atos homofóbicos podem ser denunciados pela população, via Disque 100 – serviço de denúncias sobre violações aos direitos humanos.
 
Mobilização social
 
A campanha mostra heterossexuais de diversos segmentos da população – negros, brancos, pessoa com deficiência, entre outros – ‘vestindo a camisa contra a homofobia’. O cantor baiano Léo Santana também aderiu voluntariamente à campanha, que foi espalhada por diferentes pontos da cidade em formato de outdoors, busdoor, adesivos e panfletos.
 
O tema também está sendo levado à instituições de ensino, em formato de palestras, com o objetivo mostrar à crianças e adolescentes a necessidade de respeitar as diferenças. Atualmente, funciona na sede da Secretaria da Justiça, um Núcleo Especializado para articular ações e atender às demandas do público LGBT. À frente do núcleo está a primeira transexual da Bahia a ocupar um cargo público, Paulett Furacão.
 
Com informações da SECOM e da SJCDH

Nenhum comentário:

Marcador Em Destaques