07/11/2013

Veja parte do questionário sobre as famílias modernas enviado pelo papa aos bispos


Visto na Folha 

Casamento homossexual, aborto, adoção por casais do mesmo sexo, comunhão de divorciados, natalidade e família monoparental estão entre as questões enviadas pelo Vaticano aos bispos de todo o mundo. 

Dividido em nove partes e apresentado em forma de perguntas, o documento tem como objetivo avaliar a evolução da família católica contemporânea.

Abaixo algumas das 39 perguntas enviadas às conferências episcopais.

CASAMENTOS DIFÍCEIS

- "A coabitação ad experimentum é uma realidade pastoral relevante em sua igreja? É possível estimar uma percentagem?"

- "Separados e divorciados recasados são uma realidade pastoral relevante em sua igreja? É possível estimar uma percentagem?"

- "Existem uniões livres, sem reconhecimento religioso ou civil? Existem dados estatísticos confiáveis?"

UNIÕES DO MESMO SEXO

- "Existe no país uma lei civil de reconhecimento das uniões entre pessoas do mesmo sexo equiparadas, de algum modo, ao casamento?"

- "Qual a atitude das Igrejas ante o Estado civil, promotor de uniões civis entre pessoas do mesmo sexo, e também ante as pessoas envolvidas neste tipo de união?"

- "Qual a atenção pastoral é possível desenvolver em relação às pessoas que escolheram viver segundo este tipo de união?"

- "Em caso de união entre pessoas do mesmo sexo que adotaram crianças, qual o comportamento pastoral em vista da transmissão da fé?"

SOBRE EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS EM CASAMENTOS IRREGULARES

- "Qual é, nestes casos, a proporção estimada de crianças e adolescentes, em relação aos filhos nascidos e criados em famílias regularmente constituídas?"

- "Com que atitude os pais procuram a Igreja? O que pedem? Apenas sacramentos ou também a catequese?"

- "Como as igrejas locais tentam atender as necessidades dos pais dessas crianças?"

SOBRE A ABERTURA DOS CASAIS À VIDA

- "Qual é a consciência do valor moral sobre os diferentes métodos de controle de natalidade? Quais discussões poderiam ser sugeridas sobre este assunto do ponto de vista pastoral?"

- "É aceita a mencionada doutrina moral? Quais são os aspectos mais problemáticos que dificultam a aceitação na grande maioria dos casamentos?"

- "Quais métodos naturais são promovidos por parte da Igreja local para ajudar os cônjuges a aplicar a doutrina da Humanae Vitae?"

- "Qual é a experiência a respeito desta questão na prática do sacramento da Penitência e da participação na Eucaristia?"

- "Que contrastes podem ser encontrados entre a doutrina da Igreja e a educação cívica em relação a esta questão?"

OUTROS DESAFIOS E PROPOSTAS

- "Existem outros desafios e propostas em relação aos temas tratados neste questionário que mereçam ser considerados como urgentes ou úteis?"

Nenhum comentário:

Marcador Em Destaques