01/01/2014

"Duas imagens e um vídeo: dignidade" Por Vitor Angelo

Por Vitor Angelo para o BLOGAY (FOLHA)
 
De certa forma tanto Iggy Pop como Claudia Wonder estavam fora daquilo que se convenciana chamar de normalidade. Assim como a banda The Smiths e o cineasta de seus clipes, o diretor Derek Jarman. Estar fora da normalidade é para muitos e, dentro do conceito social, não ter dignidade.
 
Dignidade, nos dicionários, quer dizer honra, autoridade, elevação ou respeito moral e ainda modo de proceder que infunde respeito.

 
Por este último conceito, ao olharmos a foto de Claudia Guimarães da transgênero Claudia Wonder, entendemos rapidamente o que significa dignidade para além da normalidade e das condutas sociais. Existe algo de imperial e elevado na postura de Wonder assim como a foto de Iggy de saia. O roqueiro recorda que a luta das minorias  por dignidade é a de todas as minorias e ele, homem, branco e hétero pode muito bem estar dentro desta luta sem problemas.

 
Por fim, temos as imagens de Derek Jarman que dão dignidade às angústias e sofrimentos das letras de Morrissey e à melodia dos The Smiths.
 

 
Que 2014 tenhamos mais dignidade! Feliz Ano novo digno para todos!

Nenhum comentário:

Marcador Em Destaques