27/02/2014

Coca-Cola apoia Carnaval gay com outdoor gigante

 
Publicado pela Exame
 
Marca recentemente sofreu com a ira do público ao proibir a palavra “gay” para personalizar versão digital de suas latinhas através de um site na África do Sul
 
Lidar com camadas de público que são obstinados na luta por seus direitos é sempre muito delicado. Poucas marcas, por exemplo, se arriscam a manter algum tipo de comunicação com a comunidade LGBT.
 
A Coca-Cola que o diga, pois recentemente sofreu com a ira do público ao proibir a palavra “gay” para personalizar uma versão digital de suas latinhas através de um site na África do Sul. Em protesto, internautas de todo o mundo divulgaram as mesmas latinhas com termos contra a Coca-Cola. "Vergonha olímpica" mostrava uma das criações, já que a marca foi a patrocinadora oficial dos Jogos de Inverno de Sochi, na Rússia.
 
Entretanto, na Austrália, a Coca-Cola resolveu ativar a marca durante o Carnaval Gay de Sydney, que acontece entre fevereiro e março. Um gigante outdoor, que já propriedade da Coca-Cola há bastante tempo, e um dos símbolos da cidade, ganhou as cores do arco-íris. No perfil oficial da marca no Facebook, além da imagem, um post trazia a seguinte mensagem: “vamos pintar a cidade de vermelho... E laranja e amarelo e verde”... # openhappiness. Cabe lembrar que a agência da Coca-Cola na Austrália é a Ogilvy & Mather Sydney.
 
O Sydney Gay and Lesbian Mardi Gras é um evento muito tradicional em Sidney e que já está em sua 36ª edição. A festa da comunidade gay atrai grandes marcas como Durex, Oral-B, Google, Atlantis, entre outras, todas patrocinadoras oficiais. A julgar por seu posicionamento de marca, que procura sempre exaltar o conceito “felicidade”, a Coca-Cola acertou em cheio na ação com a mensagem que fica no ar: “seja feliz, seja você mesmo”. Quer algo mais feliz, festivo e alegre que os eventos relacionados à causa gay?
 
 

Nenhum comentário:

Marcador Em Destaques