23/07/2014

Confira o primeiro trailer do filme sobre Alan Turing, o gay que pode ter salvado o mundo

Visto na Revista Lado A

Um homem gay foi um dos responsáveis por quebrar o código nazista Enigma, o que marcou a reviravolta durante a Segunda Guerra mundial, possibilitando os aliados a terem acesso aos planos de ataque do Terceiro Reich. Alan Turing, o gênio inglês criador da computação moderna, da inteligência artificial, do algoritmo na computação, que produziu um equipamento capaz de decodificar a criptografia alemã tida como inquebrável, tem sua vida exposta no longa hollywoodiano “The Imitation Game”, que estréia no Festival de Cinema de Londres no segundo semestre. Esta semana foi lançado o primeiro trailer do filme em que o ator Benedict Cumberbatch vive o conturbado gênio que escondia seu amor homossexual.

Turing, mesmo herói, chegou a ser processado por seu amor que não se pode nomear em 1952, e recebeu apenas no ano passado a indulgência e pedido de perdão da Câmara dos Lordes. Cartas de amor adolescente mostram que Turing era gay e genial. Por causa de sua sexualidade condenada, ele optou por sofrer castração química à prisão. Morreu um ano depois, em 1954, depois de uma overdose de Cianeto. A família nega que ele se matou mas tudo indica que o preconceito venceu a genialidade.

 
Este ano o gênio recebeu uma homenagem em Londres com uma estátua mas o grande público só foi saber de sua participação importante no fim da guerra depois de sua morte.
Confira o trailer (em inglês):
 

Nenhum comentário:

Marcador Em Destaques