21/08/2014

Programa de televisão espanhol é forçado a alterar regras para incluir gays e famílias monoparentais


Visto no Dezanove

A pressão exercida nas redes sociais e por associações de defesa das pessoas LGBT na Espanha resultou na mudança de regras da produtora de um concurso familiar dirigido inicialmente apenas a famílias ditas “tradicionais”.

A produtora Gestmusic Endemol informou na última quinta-feira que vai corrigir a base que está no casting do concurso familiar ¿Quién manda aquí? para que este envolva todos os casais, sem qualquer tipo de discriminação.

"Devido à polémica surgida acerca dos critérios para o elenco, esclarece-se que os mesmos serão corrigidos", informou a produtora em comunicado, onde também explicou que ao programa poderá concorrer qualquer casal que cohabite e tenha um filho de um dos membros do casal ou comum a ambos.

O concurso em causa tem três rondas classificatórias. Na primeira participam os pais, na segunda as crianças e na terceira as mães. No caso dos casais homossexuais “ficará à escolha do casal qual deles irá competir em cada ronda” afirmou a Gestmusic. No caso das famílias monoparentais far-se-ão programas especiais com duas rondas classificatórias em vez de três.”

"Queremos deixar claro que o programa está aberto a todas as famílias, sem excepção e discriminação”, sublinhou a Gestmusic, que acrescentou que os castings estão abertos até final de Setembro.

A reacção da produtora vem na sequência de um pedido da própria estação pública espanhola, a TVE, que irá emitir o programa em breve e quis esclarecer as bases do concurso com o objectivo de que "não ficasse nenhuma dúvida sobre a exclusão de algum tipo de família”.

Note-se que aquando da divulgação do programa no site da Rádio Televisão Espanhola os requisitos mencionavam que as famílias deveriam “conviver juntas de forma habitual" e que os adultos podem ser o pai e a mãe do menor ou outras pessoas que vivam com o menor de idade, mas "sempre um homem e uma mulher, que convivam todos juntos de forma habitual".

Veja direto no Dezanove

Nenhum comentário:

Marcador Em Destaques