Em livro, fotógrafa reúne retratos de casais gays nos anos 80

 
 
Durante a década de 1980, a fotógrafa norte-americana Sage Sohier produziu uma série tocante com retratos de casais gays dentro de suas residências. Intitulado “At Home With Themselves: Same-Sex Couples In 1980s America”, o ensaio reúne belas imagens em preto e branco, revelando o amor e as angústias daqueles que viveram nessa época.
 
O cenário nos anos 80 era bastante angustiante e incerto em relação à transmissão da AIDS. Na época, muitos homens e mulheres morreram por causa da doença, e Sage quis mostrar principalmente o cotidiano de quem convivia lado a lado com esse medo.
 
A fotógrafa iniciou o projeto com uma coleção de retratos tirados em 1986, mas acabou se estendendo por diversas regiões dos Estados Unidos. Em 2002, mesmo após tantos anos, Sage entrou em contato e capturou um dos casais, que ainda estava junto.
 
Em entrevista ao jornal The New York Times, a artista relatou que sua série foi feita como uma maneira de se conectar com seu pai, um veterano da Segunda Guerra Mundial, que deixou a família ainda quando ela era criança. Quando faleceu em 2008, Sohier descobriu que ele era homossexual, mas não teve coragem de falar sobre o assunto com os parentes.
 
Todas as imagens foram compiladas em um livro e, atualmente, estão expostas no Blue Sky Gallery, em Portland, Oregon (EUA).
 










 


 

Comentários