21/12/2014

Conheça os famosos que revelaram ser gays, bi ou trans em 2014


Por Equipe Homorrealidade

A visibilidade LGBT contou com um novo reforço no ano de 2014. Mundo afora, novas personalidades, que intimamente já sabiam ser lésbicas, gays, bissexuais ou trans, resolveram deixar de esconder sua orientação ou identidade para o grande público. Elas afirmaram sua sexualidade para os meios de comunicação e, com tal gesto, sem dúvida, ajudam a descaracterizar os estereótipos que sempre alimentaram a homofobia e a transfobia.

Por meio desta lista, parabenizamos e agradecemos a todos os LGBTs, famosos ou não, que sabem ser merecedores de respeito, arriscam-se diante da homofobia e ajudam a humanidade a caminhar rumo a igualdade de direitos e ao respeito à diversidade.

O preconceito sempre perde força quando a verdade se manifesta. Vocês são o lado mais digno desta balança. Parabéns!!!

RETROSPECTIVA “SAIU DO ARMÁRIO” 2014:

Ian Matos – Atleta de saltos ornamentais
Brasileiro (25 anos)


Ian Matos decidiu revelar sua homossexualidade na primeira semana de janeiro, em entrevista ao jornal Correio Braziliense. “Desde pequenininho, eu sabia que era gay, mas foi aqui (Brasília) que eu consegui viver a minha sexualidade”, disse o atleta paraense. Ian afirma que o preconceito existe no esporte. “Parece que, por ser homossexual, você já começa um nível abaixo. Ouvi muito ‘não vou perder para um viadinho’, comenta. A resposta costuma ser bem-humorada, com direito a beijinho no ombro e provocação, de acordo com a publicação.

Thomas Hitzlsperger, ex-jogador de futebol
Alemão (32 anos)


Ele nasceu em Munique, destacou-se como meio-campista de futebol e tornou-se o primeiro jogador alemão de renome a dizer publicamente que é gay. "Declaro minha homossexualidade porque desejo que essa questão avance no mundo do esporte profissional", disse em entrevista ao jornal Die Zeit, em 9 de janeiro. O ex-jogador, que deixou o esporte em 2013, disse que a consciência sobre sua orientação veio de um processo longo e difícil. “Foi só nos últimos anos em que me dei conta que preferia viver com um homem”, relembrou. A notícia foi bem recebida pela mídia e pelos amigos.

Michael Sam - jogador de futebol americano
Norte-americano (24 anos)


Astro do futebol americano universitário e então cotado para ser uma das grandes estrelas profissionais do esporte, Michael declarou ser homossexual em um vídeo divulgado pelo The New York Times no dia 9 de fevereiro. “Sou Michael Sam. Sou um jogador de futebol (americano), sou formado, sou afro-americano e sou gay (...) Quero apenas possuir minha própria verdade antes que alguém revele uma história a meu respeito”. Com a declaração, após ser selecionado por St. Louis e maio, Michael se tornou o primeiro jogador abertamente gay na história da liga profissional de futebol americano dos Estados Unidos.

Casey Stoney – jogadora de futebol
Inglesa (32 anos)


Capitã da seleção da Inglaterra, Casey declarou ser lésbica em entrevista à BBC em 10 de fevereiro. "Eu estava vivendo uma mentira. Nunca escondi no meio do futebol feminino, porque é aceito, mas para o mundo eu nunca havia falado", disse. "Acredito que é muito importante me assumir como uma jogadora gay (...) Você ouve sobre pessoas que tiram a própria vida por serem gays. Isso nunca deveria acontecer. Como eu posso esperar que as pessoas se revelem se eu não faço a mesma coisa?", questionou.

M.K. Nobilette – cantora
Norte americana (21 anos)


Nobilette chegou ao top 10 do reality show American Idol, momento em que resolveu se assumir lésbica num programa conhecido por não falar a homossexualidade de qualquer competidor, em nenhuma das 13 edições anteriores. “Se eu quero que a América me conheça, eles têm de saber sobre minha sexualidade”, revelou a competidora no dia 12 de fevereiro. Nobilette acabou se tornando a primeira homossexual assumida de toda a história do Amerian Idol.

Ellen Page – Atriz
Americana (26 anos)


Famosa por seu papel de adolescente grávida no filme "Juno", Ellen declarou-se lésbica no dia 14 de fevereiro, durante conferência sobre os direitos dos homossexuais em Las Vegas, nos Estados Unidos. "Estou aqui hoje porque sou homossexual. E porque talvez possa causar um efeito positivo”, discursou. “Estou cansada de me esconder. Sofri durante anos porque tinha medo de dizê-lo. Mas aqui estou hoje, com todos vocês, no outro lado de todo esse medo que me afetou mentalmente e em minhas relações", completou a atriz.

Steve Gallardo – Senador
Arizona (45 anos)


Senador democrata do Arizona, Gallardo declarou-se gay numa conferência para a imprensa, no dia 05 de março, dizendo: “Eu sou gay, eu sou um latino, e eu sou um senador. E está tudo bem”. A declaração foi justamente quando seu Estado queria discriminar homossexuais. “Vendo as pessoas lá fora, protestando, eu pensei: É hora de deixar as pessoas saberem sobre mim. E, para enviar às pessoas uma mensagem de apoio”, disse.

Kristian Nairn – ator e DJ
Norte Irlandês (39 anos)


Famoso por interpretar o personagem Hodor na série "Game of Thrones", Kristian assumiu ser gay durante entrevista ao blog "Winter Is Coming", no dia 11 de março. A revelação colocou fim às especulações que rondavam a sexualidade do ator. "Eu nunca escondi minha sexualidade de ninguém. Na verdade, eu estava esperando por alguém que perguntasse sobre isso em uma entrevista", disse ele. De acordo Nairm, ele "tentou" que o tema fosse abordado, mas nunca teve sucesso. "É importante que isso seja falado, eu sempre vou defender a comunidade [gay]".

Tyler Glenn – cantor
Norte americano (31 anos)


Vocalista do Neon Trees, Tyler Glenn revelou ser homossexual numa entrevista à revista Rolling Stone de março. Criado na cultura mórmon, ele demorou a se afirmar. "Sempre tive paixões por diversos rapazes durante a escola, mas nunca nada avassalador", revelou. Tyler resolveu revelar tudo inspirado em outras personalidades que o fizeram, especialmente do esporte, como Michael Sam. "Eu realmente amo todos os desportistas que tem saído do armário recentemente".

Marcus Juhlin - jogador de futebol americano
Sueco (22 anos)


Juhlin revelou sua homossexualidade em entrevista para a revista gay QX, da qual foi capa no final de março. Um dos principais integrantes do time da Carlstad Crusaders, Juhlin disse que se inspirou em Michael Sam, atleta de 24 anos que também assumiu sua homossexualidade. Em dezembro, o próprio jogador enviou um email para QX solicitando: " Por favor, me ajude a sair do armário e fechar essa porta de uma vez por todas" .

Mitch Eby - jogador de futebol americano
Norte-americano


No dia 31 de março, Mitch Eby saiu do armário em entrevista ao jornal Los Angeles Times. “Estou pronto para compartilhar com vocês que sou gay”, disse o atacante do Chapman. “Foi lendo um monte de histórias como a minha, assistindo vídeos no YouTube e coisas do tipo que me ajudou a assumir publicamente. Ao fazer isso, também estou colaborando para outros atletas saírem do armário”, concluiu.

Geena Rocero – Top Model
Filipina (31 anos)


Numa palestra comovente e pessoal, a top model confirmou ser transexual durante um discurso para o lançamento da campanha contra a transfobia 'Gender Proud', no dia 31 de março. Revelou que o ativismo dos transexuais está lhe dando um senso inteiramente novo de orgulho e propósito. Por ter nascido num corpo de menino, a top lembrou que, ao ver pela primeira vez uma foto sua vestida com um biquíni, ficou fora de si. "Pensei: 'Você chegou!'", disse com orgulho.

Derrick Gordon – jogador de basquete
Norte americano (23 anos)


Em entrevista publicada pela ESPN em 9 de abril, o armador Derrick Gordon, da Universidade de Massachusetts, revelou sua homossexualidade. "Eu quero ser eu mesmo. Eu não quero me esconder e ser alguém que eu não sou. Eu só queria correr e me esconder em algum lugar. Eu ia para o meu quarto e apenas chorava", disse Gordon. O atleta acabou se tornando o primeiro gay assumido da primeira divisão de basquete americana.

Daniel Franzese – Ator
Americano (36 anos)


No dia 22 de abril, Daniel Franzese publicou uma longa e emocionante carta onde revelou sua homossexualidade. E fez isso de uma forma bem original: escrevendo para o personagem que o tornou famoso há dez anos, na série Garotas Malvadas – o também gay Damian. "Faz muito tempo desde nosso último encontro. (...) Você tinha orgulho de ser quem você era; eu era um ator inseguro. (...) Desejei ter você como modelo quando era mais novo. Teria sido mais fácil crescer sendo gay", afirmou. E concluiu ao final: “Então, agora não tenho mais medo. De Hollywood, do armário ou das garotas malvadas. Obrigado por isso, Damien".

Federico Díaz – ator e modelo
Uruguaio radicado no México


Astro de telenovelas em espanhol, Federico Díaz se assumiu gay no dia 3 de maio, via twitter. “Dando o passo mais importante da minha vida”, declarou. A afirmação foi destaque na imprensa porque Díaz foi considerado possível pivô da separação entre o cantor Ricky Martin e o corretor Carlos González, no início deste ano. "Eu sinto que Deus me recompensou com a homossexualidade. A sensação que eu tinha de confusão e incerteza ficou para trás na minha vida. Hoje, eu estou começando uma vida nova”, disse.

Lauren Morelli – Roteirista
Norte-americana 


Roteirista do seriado americano “Orange is the new black”, Lauren Morelli revelou sua homossexualidade em artigo para a revista Mic, no dia 21 de maio. Foi justamente ao escrever cenas para as personagens Piper e Alex (ex-namoradas na série) que percebeu maior clareza sobre sua sexualidade. “Eu encontrei uma porta-voz para meus próprios desejos e vislumbrei como poderia ser meu futuro”, escreveu. Laurem se divorciou do marido e anunciou, em setembro, que está namorado a atriz Samira Wiley, interprete da personagem Poussey no programa.

John Fennell – Atleta de inverno
Norte-americano (19 anos)


Representante do Canadá na modalidade descida em trenó nas Olimpíadas de Sochi, na Rússia, John Fennell se assumiu gay ao jornal Calgery Herald, em maio. Apesar de se perceber gay desde cedo, Fennel evitava o assunto. "Eu tentei esconder, namorei meninas no colégio. Viver numa cultura esportiva exige que você diga bravatas para se defender. Isso me fazia ter que suprimir uma parte de mim”, contou. Fannel recebeu apoio dos fãs e agradeceu via twitter: “Sou abençoado por ter tanta positividade. Não há palavras para essa sensação. Obrigado”.

Sam Smith – cantor
Inglês (22 anos)


No dia 28 de maio, em entrevista para a revista britânica Fader , Smith não só afirmou ser homossexual como revelou que todo sue primeiro álbum foi escrito para um homem. “In The Lonely Hour é sobre um homem que eu me apaixonei no ano passado, e ele não me amou de volta. Eu acho que superei isto agora, mas eu estava em uma época bem sombria”, disse o cantor. E quando questionado se o homem que inspirou o álbum sabia disso, o cantor confessou: “Ele sabe. Eu disse para ele recentemente e obviamente nunca seria do jeito que eu queria, porque ele não me ama”.

Pat Patterson – Ex-lutador de luta livre
Canadense (73 anos)


Por mais de 50 anos, Pierre Clermont, mais conhecido como Pat Patterson, guardou sua homossexualidade. Aos 73 anos de idade, resolveu contar tudo no reality WWE Legends' House, exibido no canal de TV americano WWE Network, no dia 12 de junho. “Eu dei minha vida pelo esporte e eu não me arrependo. Mas agora, pelo resto da minha vida, eu quero ser feliz”, disse aos amigos do programa. Patterson ainda revelou que, sem contar a ninguém, teve um parceiro por 40 anos, que morrera recentemente de ataque cardíaco.

Ian Thorpe – Ex-nadador pentacampeão olímpico
Australiano (31 anos)


A declaração de Thorpe aconteceu no dia 13 de julho, após anos de especulações sobre sua homossexualidade, negada inclusive em sua autobiografia This is me, publicada em 2012. "Sim, sou gay", respondeu o ex-atleta ao jornalista britânico Michael Parkinson, da emissora Channel 10. O ex-recordista mundial manteve relações com mulheres no passado e que sofreu de depressão por anos por não se assumir. “A mentira tinha se tornado tão grande que eu tinha medo de questionarem minha integridade”, confessou.

Emily Rios - atriz
Americana (25 anos)


Conhecida no Brasil por meio da série "Breaking Bad", Emily Rios resolveu revelar-se lésbica ao site “After Ellen”, em matéria publicada no mês de julho. Na época, ela anunciava sua participação na série “The Bridge”, do canal FX, onde interpretaria uma personagem homossexual. "Ela é gay e mexicana e é por isso que eu amo a personagem. Tive de lidar com os mesmos tipos de situação com a minha própria família”, afirmou. A atriz também contou que sua mãe foi resistente a sua orientação sexual por medo das dificuldades que a filha poderia encontrar.

Andreja Pejic - Modelo
Australiana (23 anos)


Famosa por suas fotos nas revistas Elle e Vogue França, Andreja Pejic, assumiu publicamente sua transexualidade no dia 24 de julho. Em entrevista para a ONG GLAAD, orientou: “Para todos que estão por aí, eu gostaria de dizer para se respeitarem não importa qual gênero ou orientação sexual você tenha”. Já no Facebook, ela completou após a revelação. “Queria agradecer a todos pelo amor e apoio. Vocês me ajudaram a passar por essa jornada e eu aprendi muito (...) Minha recente transição não me transformou em alguém diferente. Mesma pessoa, nada de diferente, só um sexo diferente. Espero que vocês entendam”, concluiu.

Vicky Beeching – cantora gospel e teóloga
Norte americana (35 anos)


Em entrevista publicada no dia 14 de agosto pelo jornal britânico The Independent, Vicky Beeching surpreendeu os fãs ao dizer que era lésbica. Revelou que, quando tinha 29 anos, ao começar um tratamento severo contra uma doença auto-imune, que causava lesões na pele e poderia levar a morte, resolveu acertar as contas com a sexualidade e não escondê-la mais. “O que Jesus deixou foi uma mensagem radical de boas vindas, inclusão e amor. Eu tenho certeza que Deus me ama do jeito que sou e eu tenho um grande senso para comunicar isso aos jovens”, declarou.

Patrícia Yurena – Modelo e ex-Miss Espanha 
Espanhola (24 anos)


Eleita Miss Espanha por duas vezes, em 2008 e 2013, Patricia Yurena tornou-se a primeira na história do concurso nacional a afirmar sua homossexualidade. No dia 19 de agosto, Yurena usou sua página no Instagram para partilhar uma fotografia com a sua namorada, Vanesa Cortes, cantora e DJ espanhola. A fotografia trazia a legenda “Romeu e Julieta”. Depois da repercussão, acrescentou via imprensa: “Não me arrependo do que fiz porque estou feliz com o que está acontecendo na minha vida”. “Eu publiquei a foto de forma espontânea. Agradeço pelo apoio”, acrescentou.

Rob Kearney – Levantador de peso
Norte-americano (23 anos)


Medalha de prata na competição World Strongest Man (Homem mais forte do mundo), Rob Kearney declarou-se gay via facebook, no dia 20 de outubro, e ainda apresentou seu namorado, Joey Aleixo. Ele é o primeiro atleta dessa competição a sair do armário. “Espero que as pessoas entendam que ser gay não interfere na pessoa e no atleta que sou hoje. Sou hoje o segundo homem mais forte do mundo e continuo sendo o mesmo Rob Kearney que antes da notícia”, afirmou ao jornal The Huffington Post.

Tim Cook – Presidente Executivo da Apple
Americano (54 anos)


Depois de anos de especulação, o CEO da Apple declarou publicamente ser homossexual em artigo publicado no site da revista “Bloomberg Businessweek”, no dia 30 de outubro. “Por anos, eu tenho sido aberto com muitas pessoas sobre a minha orientação sexual. Muitos colegas na Apple sabem que eu sou gay, e isso não parece fazer diferença no modo como eles me tratam”, revelou o executivo, que se tornou em 2011 o sucessor de Steve Jobs, lendário fundador da companhia. Sua saída do armário foi tão importante que ele foi eleito a personalidade do ano pelo Financial Times.

Edgars Rinkevics – Ministro da Letônia
Letão (41 anos)


No dia 6 de novembro, via Twitter, o ministro de Relações Exteriores da Letônia anunciou que era homossexual, tornando-se o primeiro integrante abertamente gay no gabinete do país báltico. A mensagem foi postada em apoio ao reconhecimento legal da união gay no país, com a hastag “Orgulhosodesergay”. Em seguida, ele escreveu em inglês: “Orgulhosamente anuncio que sou gay... Boa sorte a todos...”. A mensagem foi reproduzida milhares de vezes e o ministro confirmou para a imprensa que o perfil e frase eram verdadeiros.

Thammy Miranda – atriz e empresária
Brasileira (32 anos)


A famosa filha de Gretchen era dada como lésbica, mas acabou afirmando sua transexualidade em entrevista à radio O Dia, em 12 de novembro. Disse estar tomando injeções de hormônios e que faria parte da cirurgia de redesignação sexual. “Quando você começa a fazer o tratamento, começa a reduzir gordura, seu queixo muda, o maxilar e as costas ficam mais largos. A minha vontade não é fazer a mudança de sexo genital, não vou ter pênis. Vou tirar o útero, o ovário, mas a vagina continua. E vou andar sem camisa como os homens”, completou.

Brenton Thwaites - ator
Australiano (25 anos)


Brenton, que interpretou o príncipe Phillip no filme Malévola, acabou revelando sua bissexualidade de uma forma bastante espontânea, durante uma entrevista para divulgar seu novo longa, Son of a Gun, no dia 13 de novembro. Ao ler curiosidades enviadas por fãs, a repórter perguntou o que uma pessoa precisava possuir para atraí-lo. O ator então devolveu com outra pergunta: "Homem ou mulher? São muito diferentes". No fim, deu uma resposta para ambos os sexos: “basta ter manteiga de amendoim em sua cozinha”.

Jim Ferlo – Legislador
Norte-americano (63 anos)


Num encontro para exigir a ampliação da definição de crimes de ódio na Pensilvânia, no dia 23 de setembro, o senador Jim Ferlo declarou pela primeira vez a sua homossexualidade. “Milhares de pessoas sabem que eu sou gay. Só nunca fiz uma declaração oficial. Nunca senti necessidade de o escrever na testa. Mas sou gay. Aceitem-no. Adoro sê-lo. É uma vida excelente.” O senador é democrata e estava acompanhado por Brian Sims, responsável pela organização do movimento que pretende criminalizar a homofobia.

Jin Tai – cantora
Taiwanesa ( 32 anos)


Foi em novembro, para o jornal China Times, que Jin se tornou a primeira cantora de Taiwan a afirmar sua homossexualidade. Desde que completou 32 anos no mesmo mês, a artista disse que decidiu encarar “honestamente passado e futuro, incluindo seu status de relacionamento”. Jim só tomou coragem de contar ao pai que era lésbica dias antes, e que sua reação a fez chorar. “Eu espero que você seja abençoada e feliz na segunda metade de sua vida”, ouviu do pai. Jin tem uma namorada há quatro anos e planeja se casar no Canadá, onde o casamento gay é legalizado e a namorada tem cidadania.

Alessandra Maestrini – Cantora e atriz
Brasileira (37 anos)


Muito conhecida após interpretar a empregada Bozena da série “Toma lá, dá cá”, Alessandra Maestrini resolveu assumir ser bissexual em entrevista à revista Caras, publicada em 13 de novembro. “As pessoas costumam assumir o seu amor e não a sua sexualidade. Não as julgo. Mas eu aqui estou me assumindo, não porque esteja apaixonada e nem mesmo porque esteja procurando um amor para o momento. Não é o caso, definitivamente. Estou me assumindo porque estou exausta (por seconder). Pra mim já deu”.

Billy Gilman – Cantor
Norte-americano (26 anos)


No dia 20 de novembro, Billy Gilman postou um vídeo no YouTube para revelar sua homossexualidade. "Ser um cantor country gay não foi a melhor coisa que já me aconteceu", diz o artista no vídeo, lembrando que o country é uma indústria musical que tem preconceito contra homossexuais. "Depois de ter vendido 5 milhões de discos, vi que faltava algo quando nenhuma grande gravadora queria escutar meu material", falou Gilman, cujos primeiros sucessos datam de 2000, quando tinha 11 anos. “Estou com vergonha, mas não por ser gay, mas por estar em uma indústria que tem vergonha de mim”, completou.

Ty Herndon – cantor country
Norte-americano (52 anos)


Estrela nos EUA desde os anos 1990, por suas músicas cristãs e românticas, Herndon abriu o coração sobre sua homossexualidade à revista People, no dia 20 de novembro. "Sou um homem gay, orgulhoso e feliz", disse. Ty lutava interiormente desde a infância para assumir sua homossexualidade e chegou a se casar duas vezes. Agora tem um companheiro e garante ter conciliado sua fé e sua orientação sexual. "Tenho feito muitos esforços para conseguir o perdão das pessoas que feri não sendo honesto sobre a minha sexualidade”, revelou.

Federico Devito - Youtuber
Argentino (22 anos)


Conhecido após eleito um dos garotos “colírio” da Capricho, Federico cresceu e resolveu confirmar sua homossexualidade em 23 de novembro, via Youtube. "Meu nome é Federico Devito e eu sou gay, e daí?. É isso mesmo. Não tem nada demais. É apenas um fato. Não tem nada demais ser gay", afirmou no vídeo pessoal. Depois explicou o motivo da revelação. Disse que, depois de postar uma foto com seu ex-namorado na internet, recebeu centenas de e-mails de outros rapazes pedindo ajuda por não conseguirem lidar com sua sexualidade dentro de casa. Devito pensou em gravar um vídeo e resolveu postar.

Tom Luchsinger – nadador
Norte-americano (23 anos)


O atleta demorou um bom tempo para aceitar sua homossexualidade. Em entrevista ao site OutSports, publicada em 14 de dezembro, disse que e tentava esconder que eu era por meio de medalhas e conquistas. Depois de perder o título de campeão nacional em junho passado, repensou tudo. “Eu tentei reprimir a minha sexualidade. Eu tentei lavá-la. Nada deu certo. Após anos de estresse, ódio e nojo de mim mesmo, eu aceitei quem eu sou. Eu tenho orgulho de ser um homem gay vivendo a vida da melhor maneira que eu conheço”, declarou.

Faltou alguém? Comente abaixo que a gente acrescenta! :)

Veja a lista dos anos anteriores:



Um comentário:

Thiago abdalla disse...

Korra e Asami de A Lenda de korra :D

Marcador Em Destaques