21/03/2015

Média de crimes contra população homossexual no Piauí é maior do que a nacional

 
Visto no G1
 
Número de gays mortos no Piauí é de 4,1 para cada 1 milhão de habitantes.

Dados são da Secretaria Nacional de Direitos Humanos.
 
A possibilidade de um homossexual ser vítima de violência no Piauí é três vezes maior do que a média em todo o Brasil. Enquanto a média de assassinatos no Brasil é de 1,6 para cada milhão, no estado da Paraíba o número chega 4,5 e no Piauí 4,1 para cada 1 milhão de habitantes. Só no ano passado, em todo o Piauí foram registrados 20 assassinatos sendo que as vítimas eram gays ou travestis. Os dados da Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República.
 
Para as vítimas, a impunidade é um dos principais inimigos. O casal de homossexuais que vive em uma união estável há 20 anos, e preferiu não se identificar, diz que as agressões são constantes e na maioria das vezes nada é feito a favor deles. "Eu já ouvi de tudo. Todo tipo de baixaria e preconceito. A gente fica com o psicológico abalado, porque não fomos os primeiros, mas também não seremos os últimos", disse.
 
Segundo a presidente do Grupo Piauiense de Travestis e Transexuais, Joseane Borges, "o que falta mesmo na sociedade é sensibilidade e aceitação, porque como bem diz, ninguém é obrigado a aceitar ninguém, a principal luta é pelo respeito", disse.
 
Um projeto de lei que tramita na Câmara Federal torna crime a discriminação pela orientação sexual. O delegado Edir Maia, que assumiu recentemente a delegacia de Direitos humanos e Minorias no Piauí, decidiu resolver as denúncias de crimes com motivação homofóbica nas audiências de conciliação.
 
"A maioria dos nossos casos é de crimes que precisam de representação da vítima, e a maioria ocorre nas ruas, bairros, na própria vizinhança em que residem as vítimas. Então nós fazemos uma entrevista pessoal, é marcada uma audiência preliminar onde nós tentamos uma composição, e se for de vontade da vítima, nós adotamos o procedimento policial", contou.

Nenhum comentário:

Marcador Em Destaques