21/11/2015

Carta antiga do criador de 007 revela a homofobia do escritor e sua obra: "O agente 'curou' uma lésbica"


Visto na GQ Brasil

Uma carta recém-descoberta de Ian Fleming, o criador do personagem James Bond, revela a forma preconceituosa como o escritor e roteirista enxergava os homossexuais. Em resposta a um destinatário identificado apenas como “Dr Gibson”, o inglês diz que uma das mais célebres bond girls da franquia era lésbica, mas foi “curada” pelo 007.

A personagem em questão é Pussy Galore, interpretada por Honor Blackman em 007 contra Goldfinger. No filme, ela é chefe de uma equipe feminina de pilotos de avião treinada para uma jornada em busca de ouro, chamada 'Operação Grand Slam'. A loira de olhos azuis conhece 007, então interpretado por Sean Connery, e logo acaba se apaixonando. Em uma das cenas que se tornariam clássicas, o agente secreto diz que pensava que a amada não se relacionava com homens, sendo logo rebatido: “eu nunca havia conhecido um homem”.

EM CENA DE 007 CONTRA GOLDFINGER, JAMES BOND (SEAN CONNERY) 
E PUSSY GALORE (HONOR BLACKMAN) SE BEIJAM (FOTO: REPRODUÇÃO)

No documento, escrito em junho de 1959, Fleming afirma que a personagem era lésbica e qualifica a orientação sexual como uma doença. “Ela só precisava do homem certo surgisse e curasse sua doença psicopatológica", escreveu o escritor britânico. O trecho também é visto no livro recém-publicado recém-publicado livro The Man with the Golden Typewriter, ainda sem data de lançamento no Brasil.

Embora polêmica, a carta está sendo leiloada pela tradicional casa londrina Bonhams a um preço salgado: o material está estimado entre 3.000 e 4.000 libras, algo em torno de R$ 17 mil a R$ 23 mil.

Recentemente, o ator Daniel Craig, em entrevista à revista Esquire, refletiu sobre o histórico de James Bond na literatura e no cinema e admitiu que o personagem é machista. "Felizmente, o meu Bond não é tão sexista e misógino como os anteriores. O mundo mudou. Eu certamente não sou essa pessoa. Mas ele é”, afirmou o ator.

Nenhum comentário:

Marcador Em Destaques