Polêmica Brasil: Cachaça ajudaria a 'aceitar' filho gay




Uma suposta peça publicitária brasileira, exibida em sites estrangeiros, e que sugere aos pais o consumo de cachaça como forma de aceitar a homossexualidade do filho, tem causado indignação.


O anúncio apareceu no "Ads of the World" e no "Gawker", onde foi chamado de "A peça mais homofóbica da semana", informa a Folha (veja matéria logo abaixo).


O anunciante é a cachaça Magnífica, fabricada em Miguel Pereira (RJ). O trabalho mostra a planta de uma casa. No sofá, quadradinhos coloridos identificam "Your son" e "Your son's buddy". Uma legenda indica que os dois estão vendo "O Segredo de Brokeback Mountain", filme sobre o amor entre dois caubóis gays, do cineasta Ang Lee.


Abaixo, há uma foto da cachaça Magnífica e a frase: "If you gotta be strong, we gotta be strong". Segundo a Agência3, de onde o anúncio partiu, ele foi passado ao site por uma dupla de criativos sem autorização e sem a marca saber.


A agência diz que não veicula nem aprova a campanha. O fabricante da cachaça Magnífica afirmou que desconhece o anúncio e que nunca o autorizou, além de desaprovar seu conteúdo.


Folha:

Propaganda homofóbica feita no Brasil vaza e causa polêmica. Anúncio da cachaça Magnífica insinua que é preciso ser forte para ter um filho gay


Por ESTÊVÃO BERTONI, RAFAEL CAPANEMA DE SÃO PAULO para a FOLHA (Caderno Cotidiano de 28 de março)


Divulgada em sites estrangeiros, uma propaganda que sugere aos pais o consumo de cachaça como forma de aceitar a homossexualidade do filho tem causado polêmica.

A peça apareceu no portal "Ads Of the World" e no Gawker, um dos maiores sites noticiosos dos EUA, onde foi chamada de "O anúncio mais homofóbico da semana".

Em inglês, a propaganda da cachaça Magnífica, fabricada em Miguel Pereira (RJ), mostra a planta de uma casa.

No sofá, quadradinhos coloridos identificam "Your son" (seu filho) e "Your son's buddy" (o camarada do seu filho). Uma legenda indica que os dois estão vendo "O Segredo de Brokeback Mountain", filme sobre o amor entre dois caubóis gays, do cineasta Ang Lee.

Abaixo, há uma foto da cachaça Magnífica e a frase: "If you gotta be strong, we gotta be strong" (Se você tem de ser forte, nós temos de ser fortes).

Segundo a Agência3, de onde o anúncio partiu, ele foi passado ao site por uma dupla de criadores sem autorização e sem a marca saber.

Para Toni Reis, presidente da ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), a propaganda promove o preconceito.

"A gente não deve usar uma situação que é um problema sério para qualquer família", afirma Reis.

A Agência3 disse que não veicula nem aprova a campanha. O fabricante da cachaça Magnífica afirmou que desconhecia o anúncio e que nunca o autorizou, além de desaprovar seu conteúdo.

Há alguns anos, a cachaça "Cura Veado" causou controvérsia entre a militância gay.


Dica do colaborador @stroka

Comentários